Gestão de custos: as 5 melhores práticas para reduzir com sucesso

 

04Uma boa gestão de custos envolve estabelecer prioridades e poupar as finanças, mas sem perder a qualidade da produção. Além disso, medidas bem planejadas e estratégicas podem contribuir com o orçamento e otimizar os processos na empresa. Alguns procedimentos simples e cotidianos, como planejar e centralizar os gastos, proporcionam mais economia e melhorias nas condições financeiras da organização.

Ficou interessado em conhecer as melhores práticas para fazer uma boa gestão de custos? Confira nosso post e saiba mais!

  1. Faça um mapeamento dos gastos da empresa

O primeiro passo para promover uma melhor gestão de custos é mapear os gastos da empresa. No processo, é importante separar as despesas básicas, como pagamento de funcionários, impostos e matéria-prima, das mais supérfluas.

Assim, você terá uma boa noção sobre como vocês estão dirigindo os recursos da organização, vendo o que está sendo muito caro, onde é possível economizar e materiais e recursos que podem ser substituídos por itens mais baratos. Faça o mapeamento de forma periódica, para acompanhar melhorias e verificar os problemas ao longo do tempo.

  1. Centralize as compras para uma boa gestão de custos

Centralizar as compras é colocá-las sempre em um mesmo momento dentro de um período de tempo, como por mês ou bimestre. Vocês podem listar todos os produtos necessários ao longo do mês e realizar as compras de uma vez. Isso é positivo porque torna possível planejar melhor os gastos.

Com compras picadas, a empresa acaba adquirindo produtos mais caros e gastando mais do que o estipulado. Além disso, alguns vendedores oferecem descontos quando o cliente faz compras de volumes maiores de produtos.

  1. Invista em sustentabilidade

Investir em sustentabilidade é uma necessidade, mas traz também uma boa redução de gastos para a empresa. Faça campanhas para economizar água e, se possível, busque instalar sistemas de reúso e captação de recursos hídricos. Outra prática que você pode adotar é instalar iluminação com sensor em alguns locais, dessa forma, vocês evitam que luzes fiquem acesas sem ninguém no local.

Tente também economizar papel, investindo em arquivos digitais e reaproveitando as folhas usadas. Além disso, é uma boa prática não permitir o uso de copos descartáveis na empresa. Para isso, você pode inclusive presentear cada colaborador com uma caneca. Esses investimentos geram um ótimo retorno em longo prazo.

Esteja atento também ao tratamento de resíduos na empresa. O não cumprimento da política nacional de resíduos sólidos pode gerar punições e multas para a corporação.

  1. Invista nos benefícios da internet

A internet é um meio barato e efetivo de divulgar a empresa. Procure as redes sociais, blogs, sites e produza informativos virtuais para fazer o marketing de seu produto. Conte com o suporte de profissionais capacitados para interagirem e produzirem conteúdo para os meios virtuais. Você pode também fazer promoções e investir na venda pela web. Cada vez mais pessoas optam por comprar produtos pelo computador e sem sair de casa, devido à praticidade e aos melhores preços.

  1. Esteja atento às finanças

Negocie dívidas, consiga taxas menores de juros e minimize prejuízos para sua corporação. Isso também contribui para proporcionar uma boa imagem para sua empresa diante dos credores. Além disso, seja cuidadoso com os fornecedores, realizando melhores parcerias para evitar preços abusivos e endividamentos.

Fazer um bom controle de caixa, acompanhando os rendimentos ao longo dos meses e observando quedas e melhoras nas vendas também é fundamental. Observe estes dados e investigue as razões na empresa e no mercado que podem ter motivado reduções nos lucros. Assim, você pode desenvolver estratégias melhores para promover crescimento e poupar gastos.

Uma boa gestão de custos envolve muito planejamento e engajamento da equipe. Ao fazer um mapeamento dos gastos de sua empresa, você pode reconhecer os procedimentos que estão sendo eficientes e aqueles que estão desencadeando muitos gastos.

Buscar comprar os materiais necessários sempre de uma vez, negociar dívidas e se relacionar bem com fornecedores são outras estratégias fundamentais para uma boa gestão financeira. E esteja atento para medidas de sustentabilidade — economizando recursos naturais sua empresa também tem menos custos.

Gostou de saber dicas para reduzir os custos na empresa? Deixe o seu comentário!

 

Gestão de custos: as 5 melhores práticas para reduzir com sucesso
Tagged on:                     
Precisa de ajuda? Converse conosco