Moda das novelas: como ela influência os consumidores

Enredos, personagens e músicas têm um forte potencial para ditar tendências nos mais diversos setores da economia — no Brasil, não seria diferente. Mesmo com a chegada dos serviços de streaming, como a Netflix, bem como a crescente acessibilidade a sites, como o YouTube, a TV ainda ocupa um papel importante no repertório cultural dos brasileiros, especialmente no âmbito das novelas.

A influência destas narrativas no cotidiano vai dos jargões aos temas discutidos, e se estende, é claro, ao guarda-roupa de quem acompanha a trama. O estilista Alexandre Herchcovitch define as novelas como as “revistas de moda das camadas populares” — afinal, nem todos podem adquirir estas publicações ou entendem os jargões da área.

Quer entender melhor qual é a influência da moda das novelas sobre os consumidores e adaptar o seu negócio para esta forma de divulgação? Acompanhe!

A escolha dos figurinos para as novelas

Grande parte dos figurinistas não produzem as roupas que serão usadas pelas personagens. Na verdade, estes profissionais já compram as peças prontas, adaptando-as ao estilo proposto pela trama. Graças ao trabalho de pessoas como Marília Carneiro, figurinista da Rede Globo desde 1973 e pioneira neste modelo, a relação entre fornecedores e as novelas se tornou cada vez mais próxima. Portanto, nem sempre as tendências são lançadas pelas personagens: na verdade, as marcas produzem os figurinos de modo a divulgar informações sobre suas próximas coleções.

Moda das novelas: uma história que vale acompanhar

A influência das novelas sobre o guarda-roupa dos brasileiros surgiu na década de 70, quando as emissoras pararam de investir em tramas de época e passaram a retratar narrativas similares ao cotidiano do público. Exemplos icônicos demonstram o sucesso do modelo:

As meias lurex da personagem Julia Matos, de Dancin’ Days (1978), causaram um sucesso estrondoso, lançando também a moda das sandálias de plástico. Em Roque Santeiro (1985), a estratégia da viúva Porcina nas disputas de poder com seu marido, o Sinhozinho Malta (Lima Duarte), eram os turbantes, bijuterias em cores vivas e os brilhos exagerados.

Para não ficarmos somente no passado, vale citar os maiôs e os brincos desiguais da personagem Bebel (Paraíso Tropical, 2007). Os sutiãs com tiras foram popularizados pela personagem Giovanna, de Verdades Secretas (2015), permitindo que as brasileiras dessem uma maior destaque à lingerie na composição do look.

Publicidade genuinamente brasileira

O modelo adotado para montagem dos figurinos criou uma forma de publicidade característica do Brasil e interessante para marcas que não podem aplicar muitos recursos em publicidade. Este é o caso da marca Karin Matheus, que forneceu os sutiãs strappy de Verdades Secretas, por exemplo.

Estima-se que 72% da população assiste novela todos os dias, e 66% já comprou uma peça de roupa por causa de um personagem. Quando um acessório ou uma roupa ganha destaque, a busca pelo produto cresce de forma significativa em um período sazonal. Por conta disso, o varejo precisa encontrar o equilíbrio entre a produção e o estoque dos produtos, de forma a não fornecê-los em excesso.

Antes de partir para esta estratégia, analise bem se a trama tem compatibilidade com os seus valores de marca. Produtos muito acessíveis, por exemplo, não têm compatibilidade com um personagem sofisticado demais.

Além disso, você não deve oferecer produtos divulgados por novelas apenas por modismos. Além de criar um estranhamento em sua clientela, você corre o risco de ficar com o estoque encalhado. Verifique a compatibilidade entre o produto divulgado e a sua marca e analise cuidadosamente a demanda. Como já explicamos, a busca por itens de moda das novelas é sazonal, e por isso não é interessante produzi-los em excesso ou construir a sua coleção inteira de acordo com eles.

Viu só como a moda das novelas exerce grande influência sobre os consumidores brasileiros? Divulgar os seus produtos em tramas de ficção ou fornecer os itens procurados pelo público das novelas é uma maneira interessante para divulgação de sua marca. No entanto, como qualquer modismo, requer cuidado e um meticuloso controle de estoque, evitando mercadorias encalhadas ou um choque com a clientela.

Gostou de nosso post? Se você ainda tem alguma dúvida ou uma informação a acrescentar, comente aqui e compartilhe suas experiências com a gente!

Moda das novelas: como ela influência os consumidores
Precisa de ajuda? Converse conosco