Como minimizar o impacto ambiental da indústria têxtil?

 

02O setor têxtil gera hoje 1.7 milhões de empregos diretos na indústria de transformação no Brasil, ficando atrás apenas da produção de alimentos e bebidas. Diante de números expressivos e da importância do setor para a economia do país, é fundamental que  as empresas adaptem o seu processo de produção para reduzir o impacto ambiental.

Além disso, é preciso levar em conta um novo e crescente perfil de consumidores que vêm buscando alternativas de consumo mais sustentáveis. Agora, como a indústria têxtil deve agir? Quais as estratégias que os empresários do setor devem adotar para produzir de forma mais limpa e sustentável? Existem órgãos e empresas especializadas em consultoria para a redução do impacto ambiental. Porém, podemos usar alternativas simples e baratas que podem ser tomadas desde já. Vamos abordar alguns tópicos importantes que podem transformar o processo produtivo tradicional em algo moderno, sustentável, eficiente e com um toque de inclusão social.

Arrumando a casa

Assim como em qualquer residência, medidas sustentáveis simples e baratas podem e devem ser usadas na indústria têxtil. Estratégias visando diminuir o impacto ambiental podem soar caras e complexas, mas a realidade não é bem essa. Ações simples, baratas e imediatas podem reduzir (e muito) o impacto ambiental e transformar o ambiente da sua empresa em algo sustentável. Como por exemplo:

O último a sair apaga a luz

A iluminação é um fator que contribui bastante para o consumo de energia elétrica e deve ser levado a sério quando queremos reduzir o impacto ambiental. Sensores de presença são uma ótima pedida para ambientes de circulação, sendo que a lâmpada só é acionada quando realmente necessário. Trocar as lâmpadas convencionais pelas de LED também é uma boa pedida – elas têm uma eficiência até 60% superior, consomem menos e têm uma autonomia muito maior. Nos galpões, a opção de substituir algumas telhas convencionais por translúcidas diminui a necessidade de iluminação em dias claros.

Menos lixo = Menos impacto ambiental

Na indústria têxtil, como em qualquer outra, um grande problema é o lixo. Para solucioná-lo, coletores seletivos, troca de copos descartáveis por canecas e uma conscientização do uso desnecessário de papel para impressão contribuem para reduzir o impacto ambiental no dia a dia da empresa.

Reaproveitamento é a chave para o sucesso

A grande geração de resíduos de tecido provenientes da fase de corte é um dos maiores desafios da indústria têxtil no que diz respeito ao impacto ambiental. Para se ter uma ideia, só em 2004, as confecções do Distrito Federal geraram mais de 1.397 kg de resíduos de tecido, segundo uma pesquisa do SEBRAE.  A conscientização e o melhor aproveitamento dos materiais devem ser a primeira opção para a redução do desperdício e da geração de resíduos. Mas mesmo com toda otimização, a fase de corte sempre vai deixar algo escapar. Não tem problema! Este material pode ser armazenado e separado para reutilização e (ou) reciclagem.

Já temos no mercado alternativas para os retalhos provenientes da indústria têxtil. Empresas de reciclagem compram estes resíduos, reciclam e retornam matéria prima sustentável ao mercado. Outra boa alternativa são as comunidades artesãs que utilizam retalhos para a confecção de acessórios. Ou seja: o retalho que antes era descartado, agora pode ser 100% reutilizado e contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria têxtil.

Não podemos esquecer da água!

A indústria têxtil tem como um dos seus principais insumos, a água. Gasta-se em média, 80 litros de água para cada 1 kg de tecido. Com a tendência da continuidade de crescimento do setor, o impacto ambiental aumenta e fica mais preocupante.

O atual cenário hídrico também preocupa. Uma boa alternativa é a reutilização da água. Para o reaproveitamento ideal na indústria têxtil, a água deve ser praticamente pura. Reduzir o PH e eliminar contaminantes da água pode ser complexo e caro; mas medidas simples e baratas podem ser tomadas. A utilização nas torres de resfriamento, irrigação de jardins, descargas dos banheiros, limpeza de pisos, sistemas de combate a incêndio e caldeiras são excelentes opções de reaproveitamento da água para reduzir o impacto ambiental dentro da indústria têxtil.

Conseguiu enxergar como aplicar as ideias levantadas aqui na sua empresa? Não esqueça de compartilhar nosso texto e nos ajudar a disseminar esta e outras ideias!

Como minimizar o impacto ambiental da indústria têxtil?
Precisa de ajuda? Converse conosco