Mudanças nos calendários de Moda?

 Mudança nos calendários de Moda?

As informações sobre o mundo da moda estão bem mais acessíveis, abundantes e rápidas. Blogueiras tornaram-se celebridades, e estão sempre nas primeiras fileiras dos desfiles transmitindo para os fãs os looks que serão usados nas próximas estações. Esses eventos parecem se tornar cada vez mais comentados pelos famosos que os frequentam, e não pelos produtos que propõem. Todos estes fenômenos têm causado um forte impacto na indústria, afetando o ritmo de trabalho de criadores e a velocidade do consumo. Por isso, recentemente, o Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) anunciou mudanças nos calendários de moda.

Quer entender as transformações e como elas podem impactar o seu negócio? Confira!

O que originou a mudança nos calendários de moda?

As últimas edições das semanas de moda pelo mundo têm mostrado que o sistema está um tanto prejudicial para as marcas e para os criadores. Críticos afirmam que as coleções estão fracas e desconectadas com as questões contemporâneas, e mal se fala das roupas.

Devido à rapidez com que consumimos informações de moda e à abundância de conteúdo, a indústria da moda teve de tomar um novo posicionamento diante do calendário. De acordo com o Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), o período de seis meses entre a apresentação das coleções e a disponibilização das peças nas lojas faz com que as pessoas esqueçam a coleção e deixem de desejar os produtos.

Diante desse cenário, Burberry, Tom Ford, Marc Jacobs, Tommy Hilfiger e Donatella Versace já anunciaram mudanças nas apresentações de suas coleções. A Burberry, por exemplo, anunciou a alteração a partir da sua última coleção prêt-à-porter. O CEO e diretor criativo da marca, Christopher Bailey, afirmou que as coleções não vão mais representar estações específicas, já que a Burberry é vendida internacionalmente. Agora, a marca inglesa passará a apresentar coleções para homens e mulheres duas vezes ao ano, nos meses de fevereiro e setembro, e as peças estarão nas lojas físicas e na internet logo após o desfile.

Quais são os prós e contras?

De acordo com Donatella Versace, se as pessoas afirmam que a moda tem andado muito rápido, os profissionais da área precisam ser ainda mais velozes. Já Christopher Bailey, afirma que o consumidor de moda não entende o timing da indústria e, com o tempo, perde a empolgação para comprar o que viu nas passarelas.

Porém, Demma Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga e da Vetements, afirma que o problema não está no período entre os desfiles e a disponibilização das peças ao público, mas na falta de entendimento entre setores financeiros e criativos — ele acredita que falta tempo para analisar o processo criativo e os rumos da marca.

Demma afirma ainda que os consumidores não querem esperar seis meses, então as marcas disponibilizam cada vez mais pré-coleções — a coleção principal acaba ficando em promoção. O mesmo argumento foi apresentando por Alber Elbaz, que saiu da Lanvin, e por Raf Simmons, que deixou a Dior devido ao ritmo de trabalho, que estaria matando a criatividade.

Como as mudanças nos calendários de moda afetam meu negócio?

No Brasil, o organizador e editor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, já afirmou que o evento sofrerá mudanças a partir de 2017, adotando o modelo “see now, buy now” (“veja agora, compre agora”) proposto pelo CFDA — os desfiles passarão a acontecer em fevereiro e julho.

Este fenômeno pode fazer com que as coleções apresentadas tenham um foco mais comercial. Além disso, as marcas precisam pensar em estratégias de divulgação para que as celebridades ou o próprio evento não chamem mais atenção do que seus produtos. A Burberry e a Top Shop, por exemplo, já investem em transmissões gratuitas de seus desfiles.

Os departamentos de Comunicação das marcas também precisarão de maior alinhamento com a Criação, já que terão de anunciar os lançamentos e preparar releases antes mesmo do desfile acontecer. Fornecedores também precisarão ajustar suas formas de demanda, pois os desfiles não serão um termômetro tão assertivo sobre o sucesso de uma coleção.

Viu só como algumas alterações nos calendários de moda podem redefinir a forma como criamos? Se você gostou das informações que reunimos, compartilhe o post com seus amigos e comece já a se preparar para uma nova era na indústria têxtil!

Mudanças nos calendários de Moda?
Precisa de ajuda? Converse conosco